quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EU SÓ QUERIA ESTUDAR

Eu cheguei à universidade querendo conhecer o mundo. Queria entender direitinho porque as coisas são como elas são, e como torná-las melhor. Cheguei achando que ia aprender como tornar o mundo mais justo, mais igualitário, mais democrático. Pensei, com toda minha ingenuidade, que numa universidade pública bancada com o dinheirinho suado do trabalhador que paga impostos aprenderia como tornar a vida dele mais aceitável.

Afinal, com todas essas cabeças pensantes era impossível que eu saísse daqui sem saber como garantir que toda mesa tivesse comida, que toda criança tivesse cama, que toda casa tivesse luz, que cada indivíduo fosse sujeito de seu próprio destino e tivesse capacidade de decisão, de participação, de ação e o que mais quisesse.

Ledo engano.

Sabe o que eu aprendi aqui? Aprendi como manter a ordem, aprendi como explorar o trabalhador, aprendi a lucrar, aprendi que ter um emprego que pague muito bem é a melhor e única coisa que você pode querer.

Sabe o que mais? Eu aprendi que se você vai contra a ordem, que se você prefere que todos tenham dinheiro ao invés de ter todo o dinheiro do mundo, que você é um louco, problemático, vermelhinho e revolucionário de meia tigela. Aprendi também que o que você merece por lutar contra a ordem é repressão. É que a polícia ponha ordem no lugar, que a mídia coloque todas suas causas num cigarro de maconha.

E eu tirei tantas lições desses meus aprendizados de faculdade. Entendi tanta coisa bem maior, sobre a índole das pessoas e das multidões, sobre o capitalismo assassino e o socialismo utópico.

Eu só queria estudar, eu só queria um mundo melhor. Mas não, eu sou obrigada o ouvir gente repetindo notícia que nem papagaio pra pedir por um dia de aula. Sou obrigada a ouvir gente defendendo a repressão. Sou obrigada a ouvir gente defendendo que toda a tropa de choque de São Paulo ataque, violente e prenda 70 estudantes que estão lutando pelo que acreditam.

Tô chocada, boquiaberta, aparvalhada e embasbacada desde que liguei a TV ontem de manhã e achei que fosse um desfile cívico. E o pior, é que eu não estranho nadinha, a reação de uma pessoas sequer.

Eu só queria estudar. Vocês só querem participar e manter a ordem imposta.


te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
transformam o país inteiro num puteiro 
porque assim se ganha mais dinheiro

11 comentários:

Danilo disse...

Nossa, gostei.

Pedro Paiva. disse...

http://diadegreve.blogspot.com acho que vocÊ já deve conhecer. Estou lendo dês do começo e é igualzinha a você... ou parecidinha

pedro meinberg disse...

compartilho sua angústia.

Anônimo disse...

filha, deixa de ser alienada. a ordem existe pra ser mantida. acho muito fácil ser rebelde quando você não tem com o que se preocupar… quando o papai e a mamãe tão segurando as pontas enquanto o filhinho faz cagada só porque acha que tá com a vida ganha por passar numa universidade estadual. falta é ocupação. ninguém vai ser o salvador do mundo por ficar fazendo protestinho e causando revolta.
querem que legalize maconha pra que?! só pra dizer que o auê que essa molecadinha adora serve pra alguma coisa? vai fazer projeto de extensão pra ocupar o tempo, que pelo jeito ele tá sobrando né?!

Ayrton Ribeiro disse...

Nossa, ahazou.

"Que a mídia coloque TODAS SUAS CAUSAS num cigarro de maconha". Muito fato. E todos que seguem a mídia tambem.

Anônimo disse...

Ser alienado é acreditar em deus e trabalhar sob o regime do capital. Ser alienado é ler a revista veja e acreditar na grande mídia suja, feito um patinho na lagoa. Querida, você não é alienada e tampouco direitista conservadora, parabéns pelas palavras.

Ordem é um conceito militar, pressupõe hierarquia e autoridade, tudo aquilo que precisamos combater!!!

beijos- Shiota

Princess! disse...

"Ninguém vai ser o salvador do mundo por ficar fazendo protestinho e causando revolta."
Ah, gente, que absurdo. Jesus era o maior subversivo, revoltadinho e protestante que já vimos e todo mundo espera sua volta para salvar o mundo. Eeeeeeeeeeee!
UASHUASHU Meeu deeus, como tem gente que fala besteira nesse mundinho!
Ah, Pires, assim você até desanima a gente de ir pra facul, poxa! :X

Muito bom seu texto, mãe *-*

Anônimo disse...

quando alguém te fazer mal chama o batman, ok? porque né, proibir alguem de cometer um crime é ferir a liberdade da pessoa (vide proibir estudante de fumar maconha em universidade pública)

Anônimo disse...

não quer seguir lei? vai pra uma oca no meio da amazonia ou muda pro paraguai. depois acha um pinto sem piolho pra ocupar essa xana mal comida e para de encher o nosso saco com essa viadagem de hippie abraçador de arvore. maconheira fedida desocupada.

Anônimo disse...

Faz todo sentido seu ídolo ser o Cazuza, um playboy de classe média/alta que tinha dinheirinho pra usar droguinhas. Universidade é pra estudar,não pra ficar fumando maconha. Voces deviam estar felizes pq a policia está ali garantindo que voce nao seja estuprada qdo se enfiar nos blocos escuros pra usar droga escondida. Ta faltando preocupaçao de verdade na sua vida? Arruma um emprego pra bancar a vida sozinha sem ajuda dos pais, em dois tempos a "policia repressora" vai deixar de te angustiar.

Pedro Paiva. disse...

meu Deus, até a Iris virou alvo de tiros... Meu Deus... Até o blog da Iris que é nada além de pessoal virou alvo... Meu Deus... Democracia é mito, meu Deus, estou com medo.